UFMS entra no ranking das melhores universidades do mundo

Pela primeira vez uma universidade sul-mato-grossense integra o ranking das melhores universidades do mundo, elaborado pela Times Higher Education. A UFMS é uma das 46 instituições de ensino superior do Brasil e uma das 28 instituições federais que constam no ranking. A inclusão na lista é fruto de um árduo trabalho de gestão e governança, realizado em conjunto pelas pró-reitorias, faculdades, institutos e câmpus.

Para o reitor Marcelo Turine, a inclusão da UFMS entre as melhores do mundo demonstra o enorme potencial da Instituição e a altíssima qualidade de seus servidores e estudantes. “Esse dado fortalece o trabalho de toda a Universidade e mostra que estamos no caminho certo”, avalia. “Além de realizar com excelência o trabalho de pesquisa, ensino, extensão, empreendedorismo e inovação, precisamos realizar as entregas para a sociedade. Tal reconhecimento mostra o potencial e o compromisso social do investimento público por toda a sociedade no patrimônio que é a Universidade pública, gratuita e de qualidade”, enfatizou.

Times Higher Education é uma instituição britânica especializada em educação, que produz um dos principais rankings universitários do mundo. Os dados foram coletados em março de 2019 e levam em consideração os critérios como ensino (graduação e pós), pesquisa, citações, transferência de conhecimento, inovação, interação com setor produtivo e internacionalização. O Brasil é o sétimo país com o maior número de instituições na lista, ultrapassando Chile, Itália e Espanha.

Segundo Turine, a UFMS se torna referência no cenário nacional e internacional como uma instituição séria e comprometida com os princípios da transparência e educação de qualidade. Outro exemplo é o Índice de Governança e Gestão (IGG) do Tribunal de Contas da União (TCU), que coloca a UFMS em segundo lugar entre todas as instituições federais de ensino superior do país. “Esse indicador mostra o comprometimento da atual gestão para atingir um grau de maturidade em governança pública em respeito à sociedade que financia nossas instituições”, finalizou.

Texto: Rose Pinheiro

*Notícia publicada originalmente no link.