UFMS celebra o alto desempenho de 54 cursos de graduação em avaliações do MEC
Nesta quinta-feira, 4, a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto entregaram certificados e placas para coordenadores de curso e diretores de unidades da Cidade Universitária e dos câmpus pelo alto desempenho de cursos de graduação nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Os cursos foram destaque com notas 4 e 5 no Conceito de Curso, Conceito Enade e Conceito Preliminar de Curso (CPC). A cerimônia abriu a reunião de gestão com as lideranças das unidades setoriais, pró-reitorias e agências.
Professores, estudantes, servidores e gestores estiveram reunidos no auditório do Complexo de EaD e Escola de Extensão para comemorar o sucesso e a excelência dos cursos. “Sabemos os desafios e as relações que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Cada vez mais temos aprimorado a nossa Instituição. Somos nota mil! Precisamos ter o conceito máximo e isso precisa reverberar na esperança renovada, relação humana saudável, em uma Universidade marcada pela qualidade, integridade e respeito entre as pessoas. Agradeço a todos vocês pela atuação magnífica. Qual o nosso sonho estratégico da UFMS? Alcançar, no Índice Geral de Cursos, conceito 5. Já fomos 3, hoje somos 4. Tivemos o primeiro curso da Universidade com qualidade reconhecida pelo sistema Mercosul, através do Arcusul, que foi o curso de Engenharia da Computação e vamos passar pela avaliação de outros. Precisamos fazer mais e diferente, pois temos maturidade institucional. Quero agradecer a todos vocês pelo empenho e dedicação”, disse a reitora.
“Que festa linda! A UFMS tem brilhado cada vez mais. Quando os nossos cursos tiram uma nota na avaliação de reconhecimento ou no Enade, isso representa o trabalho de toda a comunidade universitária. Quando certificamos os cursos de excelência, fazemos um agradecimento a todos, gestores, professores, técnicos e os nossos estudantes. A nossa Universidade tem como visão ser acessível a todos, reconhecida internacional e nacionalmente em termos de ensino, pesquisa, inovação, extensão, cultura, esporte, lazer, sustentabilidade, empreendedorismo e popularização da ciência. Estamos em um momento muito bom, pois isso tem acontecido. Parabéns a todos vocês, nosso muito obrigado mais do que merecido”, falou o vice-reitor.
O pró-reitor de Graduação (Prograd), Cristiano Vieira, também destacou o momento de sucesso pelo trabalho de todos e parabenizou a equipe da Prograd e da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi). “Quando passamos por um processo de avaliação, isso nos provoca uma certa ansiedade, um certo nervosismo, pois queremos ser nota máxima. Esse é um momento para refletir sobre os nossos cursos e a formação que oferecemos aos nossos estudantes. O dinamismo e as mudanças na sociedade têm sido um desafio. Precisamos estar cada vez mais atentos a isso, às necessidades da nossa sociedade e implantarmos isso em nossos cursos. Precisamos fazer isso, formar nossos jovens para que façam a diferença na sociedade, a partir de um momento importante deles em nossa Instituição. Tenho certeza que vamos sempre aprimorar, dando mais visibilidade para a UFMS. Parabenizo a todos, estudantes, professores e coordenadores pelo sucesso”, salientou.
“Nessa cerimônia recebem os certificados os cursos que passaram por avaliação in loco, realizadas em 2024 e 2025, e dos conceitos Enade e CPC, com nota 4 e 5. Parabéns a todos os cursos, coordenadores, técnicos, professores e estudantes. Temos tido boas devolutivas dos avaliadores externos em relação à postura dos nossos estudantes, ao desempenho e qualidade dos nossos docentes, dos nossos técnicos, o cuidado com a gestão da Instituição. Dou os parabéns à nossa reitora e ao nosso vice-reitor e agradeço a eles por tudo que vêm fazendo. A nota da avaliação externa apenas reflete o que temos feito e, por isso, com certeza ainda virão outras vitórias pela frente”, destacou a diretora da Diavi, Heloisa da Costa. A secretária de Avaliação de Cursos, Jacyara de Souza, reforçou os parabéns e também disse que o alto desempenho é fruto do trabalho coletivo de todos.
A diretora da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Daiani Riedner, celebrou o excelente desempenho dos cursos de graduação a distância. “Tivemos cinco cursos com notas máximas, dos sete avaliados nesse ciclo. Agradeço a equipe da Prograd e da Diavi pelo apoio. Mobilizamos todas as equipes de base e de produção de material didático. A UFMS tem sido um exemplo em educação a distância. Agradeço a todas as pessoas que trabalharam para que conseguíssemos êxito nos processos avaliativos e fazendo com que a UFMS seja referência”, falou.
“É um prazer participar desse momento de celebração. Como todas as unidades trabalham de forma diuturna para que a educação superior da UFMS seja cada vez melhor. Os resultados dos últimos anos têm nos trazido com muita alegria. Fortalecemos mais os nossos cursos de licenciatura e eles vêm mostrando os resultados. É um orgulho muito grande ver que todas as nossas licenciaturas são conceito 5. A Universidade vem se destacando como formadora pela qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, pelo acolhimento. Quero agradecer às equipes da Diavi e dar os parabéns para cada curso de graduação, meus colegas professores, técnicos e aos estudantes que nos confiaram a missão de os profissionalizar. Porém, nós não apenas os qualificamos, mas proporcionamos uma formação cidadã, humanística, integral”, celebrou a diretora do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL), Larissa Barcelos.
Os cursos
Na Cidade Universitária foram entregues certificados para 29 cursos: Bacharelado em Artes Visuais, Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e em Letras – Português e Inglês, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação; Bacharelado em Ciências Sociais e em História, da Faculdade de Ciências Humanas; Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Computação e em Sistemas de Informação, da Faculdade de Computação; Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade de Educação; Farmácia e Nutrição, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição; Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, tanto matutino e vespertino, quanto vespertino e noturno, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Medicina Veterinária, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências; Licenciatura e Bacharelado em Física, do Instituto de Física; Licenciatura em Matemática, do Instituto de Matemática; Bacharelado em Química Tecnológica, Engenharia Química e Licenciatura em Química, do Instituto de Química; Enfermagem e Fisioterapia, do Instituto Integrado de Saúde; Medicina, da Faculdade de Medicina; e Odontologia, da Faculdade de Odontologia.
O CPTL também recebeu certificados de excelência pelas notas obtidas pelos cursos de Licenciatura em Geografia, Ciências Biológicas, História, Matemática e Letras – Português e Inglês, Pedagogia, Enfermagem e Bacharelado em Geografia. Do Câmpus da UFMS do Pantanal, foram reconhecidos os cursos de Pedagogia, Licenciatura em Ciências Biológicas e em Letras – Português e Inglês. Também foram entregues certificados de excelência para os cursos de Pedagogia, Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Geografia, Letras – Português e Inglês e em História e Bacharelado em Geografia, do Câmpus da UFMS de Aquidauana, e Licenciatura em Letras – Português e Direito, do Câmpus da UFMS de Coxim.
Em relação a educação a distância, os reconhecimentos foram entregues para os cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Ciência de Dados, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais e Gestão de Mídias Sociais Digitais.
Ainda, os cursos de Farmácia e Engenharia Civil- Matutino e Vespertino receberam, além do certificado de excelência, uma placa em comemoração aos conceitos máximos alcançados no Enade e CPC.
Fonte: Notícia originalmente publicada no link.