Ranking internacional classifica a UFMS entre as cem melhores universidades da América Latina

A UFMS foi classificada entre as cem melhores universidades da América Latina, de acordo com a publicação britânica Times Higher Education. A Universidade ocupa a 98º posição, entre as 197 instituições avaliadas em 15 países. A Instituição está no 41º lugar entre as universidades brasileiras e ocupa a 29ª posição entre as federais. Além disso, é a terceira melhor entre as instituições da região Centro-Oeste.

É o quarto ano que a UFMS é classificada no ranking da América Latina e a segunda vez consecutiva que figura entre as cem melhores. A UFMS é a única do Mato Grosso do Sul na lista e, além de manter a mesma posição conquistada no ano anterior, a Universidade ainda subiu três posições entre as instituições brasileiras.

A diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol, destaca a alegria pelo desempenho no ranking. Para ela, a manutenção da posição reflete a consistência das ações no que diz respeito aos indicadores avaliados.

“Tudo isso é resultado do trabalho árduo da equipe de gestores, técnicos, professores e da dedicação de nossos estudantes. A busca pela melhoria contínua dos processos, os investimentos em inovação e sustentabilidade contribuem para esses resultados”, ressalta.

O ranking é formulado a partir de 13 indicadores de performance, os mesmos que baseiam o ranking mundial de universidades da Times Higher Education. Contudo, os pesos foram recalculados para refletir as características das universidades latinas. A avaliação da Times Higher Education considera indicadores nas seguintes áreas: Ensino, Pesquisa, citações em pesquisas, internacionalização e renda da indústria por meio da transferência de tecnologia produzida nas universidades.

Entre os pontos avaliados, “citações” e “ensino” se destacaram, superando a avaliação do ano anterior. A diretora de Avaliação Institucional considera que o avanço nesses dois indicadores contribuíram para a manutenção da posição da UFMS no ranking. “Esses resultados refletem as políticas da UFMS adotadas para o fortalecimento da pesquisa e do ensino e, consequentemente, do desenvolvimento do estado e do país”, conclui.

Texto: Mylena Rocha

Foto: Álvaro Herculano

Fonte: https://www.ufms.br/ranking-internacional-classifica-a-ufms-entre-as-cem-melhores-universidades-da-america-latina/