Professores são convidados a discutir avaliações de aprendizagem em evento
Na quinta-feira, 15, será realizado o 1º Workshop AvaliAção: construindo avaliações eficazes. O evento é promovido pela Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) de forma virtual, a partir das 14h, voltado para os professores da Universidade. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia por meio do preenchimento deste formulário.
“O workshop sobre avaliação de aprendizagem da UFMS foi cuidadosamente elaborado para proporcionar aos professores da UFMS os conhecimentos necessários para planejar e implementar avaliações de aprendizagem eficazes, bem como estimular a troca de experiências e boas práticas entre os participantes”, explica a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Spanhol.
“Teremos a presença dos professores da Faculdade de Educação Milene Bartolomei e Fabiano Antonio dos Santos e do diretor do Instituto Integrado de Saúde, Marcos Antonio Ferreira Júnior. Será uma tarde repleta de conhecimentos e trocas”, fala Caroline. “Embora o evento seja direcionado aos professores, os técnicos interessados nessa temática e que quiserem participar serão muito bem-vindos”, destaca.
O workshop foi pensado a partir da observação dos resultados da autoavaliação, especialmente manifestados por estudantes. “Observamos um desempenho regular, digamos assim, na coerência entre o conteúdo ministrado e o que é cobrado nas avaliações. A partir disso, pensamos em formas para tentar equacionar esse ‘problema’. As reflexões levaram então à elaboração e proposição desse primeiro workshop”, comenta Caroline. Segundo a diretora, a ideia é realizar eventos como esse uma vez por semestre.
“Outra motivação está relacionada às mudanças no Sistema de Avaliação Externa. Aqui falamos especificamente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enade) das licenciaturas. Foram feitas muitas inovações, por exemplo, haverá avaliação da parte teórica, mas também da prática. O Sistema está sendo modificado e precisamos levar isso em consideração”, fala. “Nossa expectativa é ter um grupo de professores de diferentes unidades da Universidade e de várias áreas do conhecimento para que possamos melhorar nossa prática docente. Como bacharel em Administração, lembro que não tive um preparo na graduação para exercer a docência, até porque esse não era o objetivo do meu curso. Sabemos que outros cursos também não têm esse perfil e muitos dos professores não têm a prática pedagógica tão desenvolvida”, ressalta Caroline.
Texto: Vanessa Amin
Fonte: Notícia originalmente publicada no link.