Novos Espaços Família e revitalização do Restaurante Universitário são resultados da Avaliação Institucional

A instalação de novos Espaços Família e a revitalização do Restaurante Universitário são melhorias que atendem solicitações realizadas na Avaliação Institucional. As benfeitorias estão sendo promovidas em todos os câmpus e proporcionam mais conforto e acessibilidade à comunidade universitária. Até o final de junho, está aberto o período de novas contribuições pelo Sistema de Avaliação Institucional.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis em exercício, Edilson José Zafalon, explica que a instalação de fraldários é importante para atender estudantes, servidores e colaboradores terceirizados que são pais e mães e, às vezes, precisam trazer os filhos para a Universidade. “Trocar um bebê ou criança pequena em um local público pode ser um grande desafio. Para trazer mais conforto e tranquilidade, foram criados os Espaços Família e instalados fraldários em toda a UFMS, ou seja, em locais adequados, de fácil acesso”, conta. Todos os 30 Espaços Família estão identificados nos mapas dos câmpus, disponíveis nos totens digitais e no Portal UFMS.

Os fraldários estão disponíveis tanto nos banheiros femininos e masculinos. O servidor Caio Dalbert Cunha de Avellar é pai e percebe a necessidade dos espaços. Para ele, a medida demonstra que a UFMS está atenta ao fato de que as mães não são as únicas responsáveis pela criação dos filhos. “A instalação de fraldários em banheiros masculinos demonstra o alinhamento da UFMS com essa nova realidade, de aumento da participação dos pais na rotina dos filhos e compartilhamento das demandas, fazendo com que estudantes e servidores tenham um espaço adequado para troca de fraldas, nos dias que os pequenos estejam nas dependências da instituição”, destaca.

Outra mudança promovida pela Universidade foi a revitalização do Restaurante Universitário (RU). Para quem chega para almoçar ou jantar, a mudança é percebida logo na entrada, com a restauração das obras da fachada. Ao todo, são 14 murais, com pinturas que retratam povos originários do Brasil.

Além da repaginada na parte externa, o interior do RU também passou por mudanças. “[A reforma] atende não só a comunidade universitária, mas também a comunidade externa. Foi instalado o fraldário no banheiro para pessoas com deficiência, pensando também na possibilidade de o pai ou mãe estar sozinho com um filho pequeno”, diz o pró-reitor em exercício.

A revitalização inclui, ainda, a instalação de piso tátil no interior do Restaurante e a decoração com adesivos do mascote da Universidade, o Capi, e frases motivacionais para inspirar a comunidade que realiza suas refeições no espaço.

Contribua para uma Universidade ainda melhor

A instalação dos fraldários e a revitalização do RU são algumas das melhorias apontadas na Avaliação Institucional. Acesse o Relatório de Avaliação Institucional de 2022 completo.

Avaliação Institucional 2023 está aberta a estudantes, técnicos e professores. A avaliação é um processo contínuo por meio do qual a comunidade universitária identifica pontos fortes, potencialidades e também pontos para melhorias da Instituição.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Álvaro Herculano

Fonte: Notícia originalmente publicada no link.