Manual do SIAI

SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (SIAI)

Até o ano de 2017 somente os estudantes de graduação (presencial e à distância) respondiam ao questionário de Autoavaliação por meio do Sistema de Controle Acadêmico e Docente (SISCAD) enquanto os servidores respondiam ao questionário por meio da ferramenta Google Forms.

Percebendo os desafios para a inclusão de todos os estudantes e da garantia do anonimato, identificou-se a necessidade de um sistema próprio para a Autoavaliação Institucional. Assim, a UFMS implantou em 2017 o Sistema de Avaliação Institucional (SIAI), módulo Avaliação Institucional, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC) e do Laboratório de Engenharia de Softwares (Ledes) da Faculdade de Computação (FACOM). Em 2020 o módulo referente à Avaliação Institucional passou por uma atualização, sendo aprimorado pela AGETIC com sugestões da comunidade acadêmica e da Comissão Própria de Avaliação.

Dessa forma, a partir de 2018, todos os segmentos participantes do Processo de Autoavaliação da Instituição respondem ao questionário utilizando o SIAI, sendo eles:

1 – Estudantes de Graduação (presencial)
2 – Estudantes de Graduação (a distância)
3 – Estudantes de Pós-Graduação (stricto sensu)
4 – Estudantes de Residência Multi-profissional
5 – Estudantes de Residência Médica
6 – Docentes
7 – Coordenadores de Curso de Graduação
8 – Coordenadores de Curso de Pós-Graduação (stricto sensu)
9 – Diretores de UAS
10 – Técnico-Administrativos

Para mais informações sobre o Sistema não deixe de conferir o Manual do SIAI – Edição 2022 Novo!