Mais de 770 alunos da UFMS devem realizar o Enade neste domingo
Mais de 770 acadêmicos, de 20 cursos diferentes, e quatro câmpus da UFMS, deverão prestar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), neste domingo (24/11).
Os locais de aplicação do Exame estão disponíveis desde de 8/11. Caso você ainda não saiba o local onde fará sua prova, clique aqui e consulte. A prova será aplicada pelo Ministério da Educação (Mec), e tem por objetivo avaliar o rendimento dos alunos concluintes de um grupo diferente de cursos escolhidos.
Em 2019, participam do Enade os acadêmicos concluintes dos cursos de: Agronomia e Engenharia Florestal, do campus de Chapadão do Sul (CPCS); Enfermagem, do campus de Coxim (CPCX); Enfermagem, Engenharia de Produção e Medicina do campus de Três Lagoas (CPTL); Farmácia, Nutrição, Engenharia de Computação, Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil (de todos os períodos), Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária, Zootecnia, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia, da Cidade Universitária.
Vale lembrar que a realização da prova do Enade é obrigatória. Caso o acadêmico não participe da prova no domingo, ficará em situação irregular perante a Universidade, o que o impedirá de colar grau e receber o diploma de conclusão de curso.
A secretária especial de Avaliação Institucional, Marize Lopes Pereira Peres, ressalta que o Exame deve ser feito com responsabilidade, pois ele não avalia apenas os alunos, mas sim o curso como um todo. “É importante que os alunos façam a prova de maneira responsável. O aluno deve dar o seu melhor no Exame. Como o resultado é trianual, o conceito permanece por três anos com aquele curso. O aluno é avaliado, e isso, exprime o conceito do curso”.
O EXAME – Os resultados do Enade fazem parte de um conjunto de indicadores para a avaliação da qualidade da educação superior brasileira. O conceito no Enade é fundamental para o desenvolvimento dos cursos e das instituições de educação superior, pois, a partir da sua divulgação, o diploma conferido por um curso com alunos com bom desempenho no Enade será mais valorizado.
Texto: José Câmara (estagiário de Jornalismo)
*Notícia publicada originalmente no link.