Gestores debatem Avaliação Institucional e desafios para 2021

Postado por: ISADORA DOS REIS ESTRELA MARQUES

Na tarde de ontem, 13, foi realizada a primeira reunião de Avaliação Institucional no contexto da Educação Superior: Desafios da UFMS em 2021, organizada pela Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Realizado por videoconferência, o evento reuniu cerca de 90 pessoas, entre diretores, técnicos, estudantes, professores e membros das Comissões Setoriais de Avaliação dos câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Nova Andradina, Pantanal, Paranaíba e Três Lagoas.

O reitor Marcelo Turine abriu a reunião, agradeceu a presença dos participantes e salientou a relevância da avaliação institucional como ferramenta de gestão. “É muito bom estar com todos os diretores, discutindo e compreendendo esse processo que foi iniciado desde 2017 na criação da avaliação institucional, uma cultura onde acabamos um ciclo agora, de três anos de avaliação”, disse. “A avaliação é um processo de prevenção, de aprendizagem, e esse é o caminho que a Diavi está fazendo junto com a Comissão Própria de Avaliação, para podermos tomar rumos e melhorar nosso processo de diálogo institucional dentro da Universidade”, complementou o reitor.

A vice-reitora Camila Ítavo salientou que as avaliações são importantes pois delimitam o planejamento estratégico da Instituição. “Esse conhecimento serve como fonte de aprimoramento. É preciso que olhemos com muita maturidade, com muita tranquilidade quais são os desafios e eles sempre existirão na vida da nossa UFMS. E se pensamos em uma melhoria contínua, isso sempre vai acontecer. Todas as ações delineadas nesse período sempre foram baseadas na avaliação institucional, e nós precisamos desse fortalecimento cada vez maior”, afirmou.

A diretora da Diavi, Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, conduziu o encontro e apresentou desafios a serem enfrentados na promoção e conscientização sobre a importância destas avaliações para a melhoria da qualidade de ensino. “O objetivo é a gente apresentar pra vocês um pouco do trabalho da Diavi e apresentar também um pouco sobre a avaliação num sentido mais amplo e discutir a participação de cada um de nós nesse processo”, disse.

Nos próximos dias 20 e 27, a Diavi e a Prograd conduzirão novamente a reunião com outras unidades da UFMS. Na pauta estão temas como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Indicadores de Qualidade, Resultados da Avaliação Institucional e os desafios para 2021.

Texto: Gabriela Vilela (estagiária de Jornalismo)

*Notícia original publicada no link.