Equipes da UFMS vão até locais de prova para dar apoio a participantes do Enade 2021

Neste final de semana foi realizada a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Cerca de 1,7 mil estudantes da UFMS, de 63 cursos de licenciatura, bacharelado e tecnologia de diversos câmpus participaram da prova.

Equipes de técnicos e professores da UFMS estiveram nos locais de aplicação da prova para acolher os estudantes. “Estamos já há vários anos com cursos bem conceituados. A maioria são nota 3, 4 e 5. Isso nos traz muito orgulho porque é o reconhecimento de todo o trabalho realizado”, apontou a diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Caroline Spanhol.

João Marcelo de Leon de Sousa – Filosofia

“Estou feliz em concluir a graduação, espero tirar uma boa nota no Enade para ajudar o curso, ao qual sou muito grato.  Só tenho boas lembranças de tudo que passei nesses anos de estudo”, afirmou o estudante de Filosofia, João Marcelo de Leon de Sousa.

O estudante de Física – Licenciatura, Igor de Arruda Ramos, explicou que já fazia a revisão dos conteúdos há algum tempo. “A expectativa para a prova é boa, começamos a revisão de tudo que tivemos ao longo do curso desde o começo do ano, queremos tirar uma nota boa para que a avaliação do curso seja também boa”, disse.

Jacqueline de Oliveira Barros – Geografia

Para a estudante de Geografia – Bacharelado, Jacqueline de Oliveira Barros, a participação significou uma grande responsabilidade. “Estamos representando nosso curso em nível nacional. Conseguimos nota 4 e esperamos manter. Nos preparamos, tivemos lives por meio das quais conversamos e estudamos. Eu e minha turma esperamos dar nosso melhor e assim representar bem a Universidade”, indicou.

Arthur Paiva – Ciências Sociais

O estudante de Ciências Sociais, Arthur Paiva lembrou que o Enade traduz o resultado de conhecimentos acumulados ao longo do curso. “Acho que essa é a proposta de hoje, durante o curso fiz tudo o que estava previsto e por isso acho que vai ser tranquila a prova”, falou.

Em alguns dos locais de aplicação do Enade os estudantes da UFMS receberam kits com água, caneta, camiseta, máscara e álcool em gel. A estudante de Música Denise França Benites ficou agradecida por receber a caneta preta exigida para a prova. “Eu estava só com a azul, então foi muito bom ter esse recurso e esse acolhimento. Acho muito importante, para estudantes de todos os cursos, saber que a Universidade se preocupa com a gente”.

“Penso que a presença da equipe é muito importante, para termos um direcionamento melhor. Cheguei e já fui recebida com o kit. Esse apoio da Universidade é fundamental”, afirmou Letícia Maria Nunes Lechuga, que também cursa Música.

O coordenador da graduação em Música, Pietr Rahmeier esteve no local. “Temos aqui professores e coordenadores de diversos cursos, diretores de faculdade, entre outros servidores. Queremos mostrar que estamos unidos pelo curso, pela Universidade e pela formação dos nossos estudantes. Percebemos que ficaram felizes com a nossa presença”, falou e informou que atualmente o curso tem conceito 3 e a expectativa é que aumente. “Tivemos dois anos difíceis de pandemia, a UFMS não parou em nenhum momento e seguimos com nossas aulas on-line. Os estudantes estão animados, então acredito que consigamos subir esse conceito”.

Lisiane Calheiro – coordenadora do curso de Física

“É muito importante estarmos aqui hoje para darmos o apoio aos estudantes, principalmente depois desses dois anos em ensino remoto, para que eles se sintam mais confiantes de realizarem a prova. Esta é mais uma etapa para que possam colar grau, faz parte da formação. A expectativa para o curso de Física também é que o conceito aumente de 4 para 5”, apontou a coordenadora, Lisiane Calheiro.

Para ajudar os estudantes convocados, além de realizar o acolhimento no dia da prova e de reunir antecipadamente todas as informações no site ufms.br/enade, a Universidade realizou em setembro o projeto Sou + UFMS no Enade 2021, que consistiu em três lives com apresentações culturais e informações sobre o exame.

Enade – Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.

Os resultados do Enade 2021 devem ser divulgados pelo Inep a partir de agosto de 2022.

Texto: Ariane Comineti e Vanessa Amin

Fotos: Cedidas pelas equipes de técnicos e professores

Fonte: Notícia original publicada no link.