CSA FAMED realiza “I ENCONTRO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAMED: ESTABELECENDO A CULTURA DO COMPARTILHAMENTO”
O evento pioneiro, e de suma importância para fomentar a cultura de avaliação, foi realizado com apoio da Diretoria de Avaliação Institucional e da Comissão Própria de Avaliação, nos dias 10 e 11 de agosto, apresentando temáticas advindas do Relatório de Avaliação Institucional da Famed como devolutiva aos questionários respondidos, e possui estreita relação com a natureza e com as diretrizes acadêmicas da Unidade setorial.
O primeiro encontro ocorreu na modalidade virtual, através do google meet, no dia 10 de agosto, para o público formado por estudantes de graduação do curso de medicina do 4º ao 6º ano, estudantes da pós-graduação e residências, professores e técnico-administrativos. No dia 11 de agosto, o evento foi realizado no auditório 1 do Multiuso e recebeu os estudantes do 1º ao 3º ano da graduação do curso de medicina.
Os participantes foram recepcionados pela presidente da CSA da FAMED professora Elizete da Rocha Vieira de Barros, que iniciou o encontro apresentando um relato sobre o processo de avaliação institucional na Famed dando visibilidade ao trabalho da Comissão, explicitando os objetivos e o que levou a proposta do evento. Em seguida a coordenadora do curso professora Débora Marchetti Chavez Thomaz, fez breve exposição sobre as ações realizadas, os aspectos que ainda são considerados desafios e devem ser trabalhados (plano de ação), mas também as potencialidades do curso, a partir da análise do relatório.
O Encontro também contou com a participação da Diretora de Avaliação Institucional professora Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, que demonstrou como a avaliação institucional está estruturada na UFMS e a articulação com os cursos de graduação e pós-graduação. Ressaltando que os estudantes do curso de medicina serão avaliados no ENADE em 2023, assim aproveitou a oportunidade para apresentar algumas especificidades do curso em edições anteriores do exame.
Outro tema abordado no evento foi a internacionalização, assim a professora Lucilene Machado Garcia, Secretaria de Relações Internacionais/Aginova apresentou informações sobre o processo de internacionalização e mobilidade acadêmica, trazendo as oportunidades disponíveis aos estudantes na UFMS. Os professores James Venturini e Valter Aragão, coordenadores dos programas de pós-graduação da FAMED, complementaram as informações sobre o tema, apontando os projetos desenvolvidos pelos professores da Famed, que possuem relação com eixo da internacionalização.
Outro tópico destacado pelo processo de autoavaliação foi a pós-graduação, para esclarecer os participantes sobre o tema, o professor Luiz Eduardo Roland Tavares Diretor de Pesquisa – PROPP foi convidado para explanar sobre a iniciação científica e outras oportunidades acessíveis a comunidade acadêmica.
A importância da tecnologia na educação durante e depois da pandemia, também foi um aspecto identificado no processo de autoavaliação, assim coube as professoras Miriam Brum (EAD) Coordenadora do Curso de Pedagogia da AGEAD e a professora Aparecida Santana de Souza Chiari do PPG EDuMat do Instituto de Matemática explanar e ajudar a compreender a importância e o papel da tecnologia na educação, e ainda ficar pode dentro de exemplos de soluções inovadoras e conhecer um pouco mais sobre ensino híbrido, com a utilização do AVA moodle e outros aplicativos disponíveis e acessíveis.
Outro objetivo deste encontro é fomentar eventos anuais desta natureza, em todas as Unidades Administrativas Setoriais, estabelecendo uma cultura de compartilhamento sobre avaliação institucional.