Avaliação Institucional 2022 aponta melhorias de acessibilidade e convivência

Postado por: Corso

Melhorias de acessibilidade, locomoção e convivência são avanços para a Universidade vindos da Avaliação Institucional, que é realizada anualmente com a participação de toda a comunidade universitária. Organizado pela Comissão Própria de Avaliação, o Relatório de Avaliação Institucional de 2022 apontou a instalação de bicicletários, a utilização das copas acadêmicas e cantinas e o aumento de espaços de convivência e integração.

O reitor Marcelo Turine elogiou a atuação de toda a Comissão e dos membros por unidades. Para ele, os avanços da Universidade são sonhos coletivos, que são alcançados com o esforço e dedicação de todos. “Ao longo dos anos, esse processo de avaliação tem sido incorporado no dia a dia da comunidade universitária e eu fico muito feliz em ver o resultado de um trabalho essencial para o desenvolvimento da nossa UFMS”, disse.

A Comissão Própria de Avaliação fez a entrega formal do Relatório no final de abril e considera fundamental a participação da comunidade universitária para avaliação tanto das políticas de desenvolvimento institucional e acadêmicas, que incluem avaliação da coordenação, das disciplinas, desempenho dos professores e dos estudantes;  quanto a  imagem geral da UFMS e seu ambiente e infraestrutura.

Para a presidente da CPA, Jacyara de Souza, o processo de avaliação interna é importante para ouvir os anseios de quem trabalha e estuda na Universidade. “É uma ferramenta que contribui para o contínuo processo de aperfeiçoamento do desempenho da Universidade com informações que possam promover a melhoria do planejamento institucional e do Projeto Pedagógico Institucional, assim como, a prestação de contas à comunidade acadêmica” enfatiza.  Segundo ela, um ponto frágil é quando a média das respostas fica abaixo de três. “Não tivemos nenhum aspecto avaliado com média inferior a esse número. As médias entre três e quatro são consideradas como itens que precisam de atenção, são oportunidades de melhorias”, explica.

O processo de coleta de informações é realizado todos os semestres por meio do Sistema de Avaliação Institucional,  garantindo o sigilo e a fidedignidade nos indicadores, aplicado de forma on-line. Para coleta de dados, considera-se o preenchimento de 100% do questionário como requisito para a validação das respostas.

A partir das informações coletadas, a avaliação apresenta diversas vantagens, como a possibilidade de mensurar os esforços da organização no que diz respeito à qualidade do ensino, à busca pela excelência e à sua utilidade para a sociedade. Quando são detectadas fraquezas, por exemplo, um processo de reformulação ou capacitação pode ser implementado. No entanto, tudo isso só é possível com a participação das pessoas.

“A gestão superior possui acesso aos resultados de toda Universidade, os diretores possuem acesso aos resultados da sua unidade, coordenadores de curso possuem acesso aos resultados do curso, professores acessam os resultados das suas disciplinas, as comissões setoriais de avaliação possuem acesso aos resultados das unidades. Toda a comunidade universitária também têm o acesso ao relatório completo”, explica Jacyara.

Para a diretora da Diretoria de Avaliação Institucional, Caroline Spanhol, a apresentação do Relatório de Avaliação Institucional para a Administração Central é um momento importante que permite que os resultados sejam debatidos pelos gestores da Universidade. “É a partir desses resultados que novas ações são planejadas e executadas.  Pontos positivos também receberam destaque no relatório, entre eles a disponibilidade de atendimento aos estudantes e o bom relacionamento dos professores com os(as) eles, considerando ética, respeito e cordialidade. É muito importante que a comunidade universitária participe da avaliação e conheça os resultados”, incentiva.

Para conferir o relatório completo de 2022, acesse o link.

 

Texto: Bianka Macário e Laura Toledo

Fotos: Álvaro Herculano e arquivo Agecom/UFMS

Fonte: notícia original publicada no link.