A Diretoria

HISTÓRICO

Em 2017 a UFMS promoveu uma alteração na sua estrutura organizacional e criou a Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI), por meio da Resolução COUN nº 02, de 20 de janeiro de 2017. A caracterização da Unidade e suas competências foram estabelecidas por meio da Resolução CD nº 119, de 4 de julho de 2017.

No ano de 2020 o Conselho Universitário (COUN) da UFMS aprovou uma nova estrutura organizacional para as Unidades da Administração Central e Suplementares e transformou a SEAVI em Diretoria de Avaliação Institucional (DIAVI), por meio da Resolução COUN nº 76, de 29 de dezembro de 2020. Com essa mudança as novas competências da DIAVI foram fixadas por meio da Resolução CD nº 116, de 28 de janeiro de 2021.

Do mesmo modo, em 2024, a UFMS realizou nova reestruturação em suas Unidades e ampliou as competências da DIAVI, o que possibilitou a criação de duas novas secretarias: a Secretaria de Avaliação de Cursos – SEAVA/DIAVI e a Secretaria de Indicadores Institucionais – SEIDI/DIAVI. As novas competência da diretoria e de suas secretarias estão estipuladas na Resolução CD nº 540, de 10 de março de 2025.

Tendo em vista esta legislação a DIAVI é a Unidade responsável por coordenar todas as ações de avaliação institucional da UFMS.

COMPETÊNCIAS

  • Auxiliar na elaboração e execução do plano de avaliação pela Comissão Própria de Avaliação;
  • Acompanhar a execução dos planos de avaliação interna e externa;
  • Propor e realizar eventos para subsidiar os processos e maximizar a cultura de avaliação;
  • Propor o aprimoramento do sistema de informação para gerenciamento dos processos de avaliação de curso e institucional;
  • Assessorar na elaboração do relatório de auto avaliação Institucional pela Comissão Própria de Avaliação;
  • Apoiar a Pró-reitoria de Graduação e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação nos processos de Avaliação da Instituição, Avaliação de Cursos e Avaliação de Desempenho dos Estudantes;
  • Sistematizar os processos e resultados das ações de avaliação em relatórios parciais e final, e dar transparência de acordo com normativos legais;
  • Promover, em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação e as Unidades, a participação da comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional;
  • Gerenciar informações relacionadas ao processo de avaliação institucional e de desempenho institucional;
  • Coordenar os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de Cursos de Graduação e orientar sobre assuntos referentes a eventuais diligências estabelecidas pelo MEC ou CAPES;
  • Coordenar o processo de recredenciamento da UFMS junto ao MEC;
  • Consolidar relatórios gerenciais e de governança; e
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

EQUIPE

Diretoria de Avaliação Institucional

  • Diretora: profª. Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da Costa

Secretaria de Avaliação de Cursos – SEAVA

  • Secretário: Jacyara de Souza – Administradora
  • Daiane Lima dos Santos – Técnica em Assuntos Educacionais
  • Leticia Gabrielly Santana Nicolau – Assistente em Administração
  • Thayane Ely Lima – Técnica em Assuntos Educacionais
  • Contatos: seava.diavi@ufms.br / (67) 3345-7981

Secretaria de Indicadores Institucionais – SEIDI

  • Secretária: Beatriz Lopes Corso – Assistente em Administração
  • Elton Rivanor Sena dos Santos – Técnico de Tecnologia de Informação
  • Marcelo da Silva Gonçalves – Técnico de Tecnologia de Informação
  • Quesia de Araujo Santos – Técnica de Tecnologia de Informação
  • Contatos: seidi.diavi@ufms.br / (67) 3345-7821

CONTATO

  • E-mail: diavi.rtr@ufms.br
  • Telefones: (67) 3345 – 7981 e 3345 – 7821
  • Localização: Prédio das Pró-reitorias, Térreo, Corredor à esquerda

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

  • Segunda à sexta: das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00