UFMS avança em internacionalização, ensino e pesquisa, aponta Ranking da Folha
A UFMS é a melhor universidade de Mato Grosso do Sul e ocupa ainda a terceira posição do Centro-Oeste e a 36ª no Brasil, entre universidades públicas e privadas de todo o país, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF) 2025. A avaliação anual da educação superior é realizada pela Folha de São Paulo desde 2012, com base em cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.
A reitora Camila Ítavo enfatiza que o resultado demonstra para toda a sociedade a qualidade e a força da UFMS, que é uma referência no Estado. “Mostra que fazemos ciência, ensino e extensão, inovação e empreendedorismo com excelência, compromisso e responsabilidade social. A avaliação tem um significado especial pelo ranking levar em consideração a qualidade de indicadores que também são pilares do nosso trabalho na gestão. Isso mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir trabalhando por uma Universidade cada vez mais fortalecida e reconhecida. Tenho certeza que a UFMS seguirá se destacando e sendo motivo de grande orgulho para o nosso Estado e para o país”, afirma.
Nesta edição, a Universidade avançou nas áreas de Internacionalização, Pesquisa e Ensino, conquistando a 30ª, 37ª e 56ª posição, respectivamente. “O desempenho da UFMS no RUF 2025 foi o maior já alcançado pela Instituição neste ranking. Desde 2016, a Universidade vem apresentando uma trajetória consistente de crescimento, passando de 66,17 pontos para os atuais 74,28. Esse avanço é resultado de investimentos contínuos em ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do ensino, da pesquisa, da inovação, da inserção no mercado e da internacionalização. A UFMS tem ampliado suas parcerias institucionais, tanto no Brasil quanto no exterior, promovendo projetos colaborativos que potencializam a produção científica, o empreendedorismo e a formação de profissionais cada vez mais qualificados”, ressalta a diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Heloísa da Costa.
Entre as instituições do Centro-Oeste presentes no ranking estão a Universidade de Brasília (8º posição) e a Universidade Federal de Goiás (13º posição). Já no Estado, a UFMS foi seguida pela Universidade Federal da Grande Dourados (74ª posição), Universidade Católica Dom Bosco (76ª posição), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (113ª posição) e pela Universidade Anhanguera – Uniderp (185ª posição). Das seis instituições sul-mato-grossenses, a UFMS foi a única que manteve a mesma colocação no último ano.
O RUF 2025 também classificou os melhores cursos de graduação do país. Entre os destaques da UFMS estão: Agronomia, vinculado ao Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul, em 16º lugar do Brasil; e Medicina Veterinária, ofertado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e pelo Câmpus da UFMS de Paranaíba, na 18ª posição. Ambos conquistaram a primeira colocação no Estado.
“Esse destaque externo fortalece a credibilidade da universidade e amplia sua visibilidade no cenário acadêmico nacional. Além disso, contribui para a formação de novas parcerias e convênios com outras instituições e setores produtivos, o que gera mais oportunidades de intercâmbio, pesquisa e inserção profissional para os estudantes”, explica a diretora.
Na Universidade, também foram avaliados os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.
Acesse o resultado da UFMS da edição de 2025 neste link e confira a evolução da Universidade no RUF ao longo dos anos na página da Diavi.
Texto: Thalia Zortéa
Fonte: Notícia originalmente publicada no link.
