Estudantes e professores podem avaliar disciplinas do segundo semestre até 11 de novembro
Entre os dias 21 de outubro e 11 de novembro, estudantes de graduação, pós-graduação e professores da Universidade podem participar da avaliação das disciplinas ministradas no segundo semestre. O procedimento, voluntário e anônimo, deve ser realizado por meio do Sistema de Avaliação Institucional.
“A avaliação de disciplinas é um momento muito importante, é a oportunidade que os estudantes têm de expressar suas opiniões e perspectivas sobre as disciplinas que cursaram, contribuindo ativamente para a melhoria do ensino. A participação deles é essencial, pois nos permite identificar os pontos fortes e as áreas que precisam de atenção em cada disciplina”, explica a presidente da Comissão Própria de Avaliação, Jacyara de Souza.
A presidente explica que o feedback funciona como um termômetro, fornecendo dados concretos sobre a qualidade do ensino. “Com base nesses dados, professores e coordenadores podem implementar medidas para aprimorar as metodologias de ensino, atualizar conteúdos programáticos, melhorar os recursos didáticos e aperfeiçoar as práticas pedagógicas”.
“Imagine que, em determinada disciplina, os estudantes apontam que as aulas são muito teóricas e falta aplicação prática dos conteúdos. Com essa informação, o professor pode buscar novas metodologias, como estudos de caso, trabalhos em grupo ou visitas técnicas, para tornar a disciplina mais dinâmica e próxima da realidade profissional. Outro exemplo: se os estudantes sinalizam dificuldade em compreender determinado conteúdo, o professor pode rever a forma como esse conteúdo está sendo abordado, utilizando recursos didáticos diferentes ou dedicando mais tempo para a sua explicação. A avaliação também permite identificar aspectos positivos, que devem ser mantidos e fortalecidos”, exemplifica.
A presidente reforça ainda o convite para adesão dos estudantes e professores no processo. “Sua opinião é muito valiosa para a melhoria contínua da UFMS. Ao responderem à avaliação, vocês estarão exercendo seu papel de protagonistas na construção de uma Universidade melhor, de um ambiente acadêmico inovador e colaborativo, que atenda às suas necessidades e expectativas”, finaliza.
Avaliação Institucional
Na Avaliação Institucional 2024, realizada no primeiro semestre deste ano, foram abordadas as políticas acadêmicas, políticas de assistência estudantil e de gestão e a infraestrutura da Universidade. Cerca de 8 mil pessoas da comunidade universitária participaram da avaliação e colaboraram para identificar possibilidades de melhoria da Instituição.
Com base nos resultados de anos anteriores e a partir das fragilidades identificadas, diversas melhorias foram aplicadas na Cidade Universitária e nos câmpus, como o investimento na estrutura de espaços esportivos, o incentivo à internacionalização e a revitalização e ampliação de espaços acessíveis para pessoas com deficiência. Confira mais detalhes nesta página.
Fonte: Notícia originalmente publicada no link.