1° Fórum das Comissões Setoriais de Avaliação visa à construção coletiva de soluções

Com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da cultura  de avaliação na Universidade, será realizado no dia 21 de novembro o 1° Fórum das Comissões Setoriais de Avaliação da UFMS. O evento será no auditório da Faculdade de Odontologia (Faodo), a partir das 8h30.

“O Fórum será um espaço de construção coletiva, troca de experiências, de compartilhamento de ansiedades e demandas, visando ao fortalecimento das Comissões Setoriais e à busca por soluções que possam ser compartilhadas”, explica a responsável pela Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi), Marize Terezinha Lopes Pereira Peres.

A UFMS dispõe de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) constituída por professores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação e representante da sociedade civil organizada. Dispõe também de 25 Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), constituídas com os mesmos critérios, as quais têm as competências da CPA aplicadas à escala das suas Unidades Administrativas Setoriais (UAS). Elas atuam como braços da CPA nas unidades.

A CPA e as CSAs são responsáveis pelos processos internos de avaliação, entre eles a Autoavaliação Institucional. Realizam também o acompanhamento da Avaliação dos Cursos e da Avaliação de Desempenho dos Estudantes.

“A primeira edição do Fórum contribuirá para que as Comissões Setoriais compartilhem dinâmicas desenvolvidas por cada uma delas e dará visibilidade ao trabalho já desenvolvido. Com isso outros membros da comunidade poderão mostrar interesse por essa área, que é tão importante para a Instituição. Nossa intenção é que a Avaliação seja mais que um instrumento ou  ferramenta para tomada de decisões, mas sim que se torne uma área de conhecimento capaz de oferecer um rumo teórico, metodológico e operacional condizente com uma Instituição de Ensino”, ressalta a professora Marize.

Mais informações sobre a Secretaria Especial de Avaliação Institucional, a Comissão Própria de Avaliação e as Comissões Setoriais de Avaliação podem ser obtidas no site: https://seavi.ufms.br/.

Postado originalmente no link