Universidade é destaque e atinge novo patamar de governança e gestão

Postado por: Corso

A UFMS é a única universidade federal do Brasil a alcançar a marca de 750 pontos na Jornada de Excelência, do programa MS Competitivo. A pontuação é referente à conclusão da etapa “Avanço para a Excelência”, iniciada no ano passado e concluída ao final do mês de agosto.

Na cerimônia de entrega da certificação, o reitor Marcelo Turine destacou o papel de toda a equipe da gestão na melhoria dos processos da Instituição. “Essa certificação é das pessoas que conduzem a UFMS, de todos nós, estudantes, gestores da Administração Central, líderes diretores das Unidades Setoriais”, disse.

A Universidade já tinha se destacado, em 2020, com 500 pontos e como a primeira instituição de ensino público a ser certificada na categoria “Rumo à Excelência”, no nível de maturidade dos processos. Desde 2018, os gestores têm buscado melhorar a eficiência dos recursos públicos e desenvolver um programa participativo e prático de educação e melhoria da gestão.

Segundo a vice-reitora Camila Ítavo, o investimento e o desenvolvimento da governança na UFMS influenciam todos os setores. “O objetivo é que a gente melhore sempre e agora com essa maturidade, com essa mudança em cada direção de Unidade Setorial, em cada Faculdade, Câmpus, Escola, Instituto, em cada unidade da Administração Central, a gente vai poder ir mais além. Quanto mais eficiente nós formos, mais recursos teremos para a nossa atividade fim e mais eficientes seremos para atingir nossos objetivos”.

A pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão, avalia que as conquistas alcançadas nos últimos anos foram resultado do trabalho realizado para melhoria da gestão na Universidade, como o aumento da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, os destaques em rankings nacionais e internacionais, em sustentabilidade e referência em cultura empreendedora, a implementação de uma unidade Embrapii, entre outras. “Participar da jornada foi, de certa maneira, um desafio, mas que o resultado nos traz uma realização daquilo que nós fizemos e fazemos e do compromisso que a gente tem com o serviço público, com a comunidade universitária, com toda a região sul-mato-grossense e com todo o Brasil”.

A Jornada de Excelência é um programa de educação e melhoria da gestão para aumento da competitividade e sustentabilidade nas instituições, por meio do qual são realizados workshops participativos com base em critérios de excelência.

“Parabenizamos a todos os gestores, servidores e comunidade universitária pelo espírito público e visionário de engajar todos os atores da Universidade em prol deste objetivo. E sabemos que não foi fácil, mas o resultado está aí, demonstrado não somente por esse conhecimento, mas pelos resultados institucionais da Universidade Federal como uma das melhores do Brasil e do mundo, em diversos rankings”, destacou o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de Mato Grosso do Sul e do Conselho Superior do MS Competitivo, Edison Ferreira de Araújo.

O instrutor técnico do MS Competitivo, Carlos Schauff, enfatizou ainda o trabalho dos gestores realizado durante a pandemia da Covid-19. “Eu gostaria de destacar a ousadia da Universidade em meio a uma pandemia ao invés de se recolher às suas reuniões on-line, aulas on-line, ela resolveu pisar no acelerador e pisar no acelerador com participação. Então, à equipe da Universidade, liderada pelo professor Turine, eu parabenizo a conquista deste certificado em meio a tanta dificuldade”.

As ações e planejamentos em busca da melhoria da gestão na Universidade podem ser acompanhados na página governanca.ufms.br.

Texto: Thayná Oliveira

Fonte: Notícia originalmente publicada no link.

Compartilhe:
Veja também