Segunda etapa da Avaliação Institucional começa nesta terça-feira

Postado por: Corso

A partir desta terça-feira (1º), estudantes de graduação nas modalidades presencial e a distância, e os de pós-graduação de nível stricto sensu e residentes já podem participar da segunda etapa da Avaliação Institucional. O questionário deverá ser respondido exclusivamente on-line no site www.siai.ufms.br. Os estudantes que não têm acesso à internet nas suas casas, poderão utilizar os laboratórios de informática de cada unidade para a realização da avaliação. A adesão é voluntária e compreende uma expressão do exercício da cidadania.

Nesta segunda etapa da avaliação, o questionário vai abordar as condições de oferta dos cursos de graduação (presenciais e a distância) e dos programas de residência e de pós-graduação stricto sensu. A divisão do processo de avaliação em etapas é necessária para que os estudantes avaliem as disciplinas e os professores em cada semestre, considerando que os alunos cursam disciplinas distintas em cada período. De acordo com informações da Comissão Própria de Avaliação (CPA), não haverá bloqueio do Sistema Acadêmico (Siscad).

A Avaliação Institucional é um processo contínuo, que coleta a percepção dos membros da comunidade universitária sobre a Instituição para identificar suas potencialidades e fragilidades. Segundo a presidente da CPA, professora Maria Inês de Affonseca Jardim “a Avaliação Institucional tem importância na regulação da Universidade, além de ser uma importante fonte de informação para que a gestão superior possa planejar suas ações e redefinir seus caminhos, se necessário. Os resultados são utilizados pela gestão superior e os dados integram o relatório que a CPA encaminha todo ano para o Ministério da Educação. Esse relatório é um dos documentos base para a consulta das comissões externas que avaliam a Universidade e seus cursos”.

O processo é coordenado pela CPA, com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs). O suporte operacional é da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI), vinculada à reitoria.  As etapas são definidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), para a qual a UFMS encaminha os relatórios anuais em cumprimento à determinação legal definida no âmbito da Lei 10.861/2004.

Texto: Vanessa Amin

*Notícia publicada originalmente no link.

Compartilhe:
Veja também