Comunidade universitária tem até dia 31 para participar da 2ª etapa da Avaliação Institucional

Postado por: Corso

A comunidade universitária tem até sexta-feira, 31, para participar da segunda etapa da Avaliação Institucional da UFMS, referente ao segundo semestre de 2021. Podem contribuir todos os estudantes de graduação presencial e a distância, pós-graduação, residentes, professores, coordenadores de cursos, técnicos-administrativos e diretores das Unidades de Administração Setorial (UAS). O questionário deve ser acessado por meio da plataforma siai.ufms.br.

Neste segundo semestre, as questões são relacionadas às disciplinas e aos cinco eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): temáticas de planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFMS, Caroline Spanhol, a Avaliação possibilita o conhecimento sobre o desempenho da Instituição a partir da experiência da comunidade universitária. “É um momento ímpar para que a comunidade expresse a sua percepção sobre as práticas institucionais, avaliando as disciplinas, os cinco eixos, ajudando com essas informações a propor melhorias para nossa instituição”, explica.

A diretora destaca ainda a importância dos formandos deste ano responderem ao questionário, já que estão encerrando um ciclo dentro da UFMS. “Esta será a última Avaliação Institucional que os formandos irão participar e é muito importante que eles deixem registrado as suas percepções sobre a Universidade, e que nos ajudem, com essas respostas, a construir uma Instituição ainda melhor”.

O acesso ao questionário de avaliação deve ser feito por meio da utilização do Passaporte UFMS e senha. Segundo o diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), Luciano Gonda, o anonimato das respostas é garantido, já que o sistema utiliza uma técnica computacional de geração de códigos aleatórios que não permite a identificação dos usuários. “Uma das principais características do Sistema de Avaliação Institucional é a garantia do anonimato. Você pode ter certeza que ninguém vai conseguir te identificar e isso é importante para o processo de avaliação”, complementa.

Solicitações por mais políticas de internacionalização, fortalecimento no atendimento aos estudantes, melhoria nos espaços de convivência e alimentação, por exemplo, foram identificadas e resolvidas após análises dos questionários de avaliações anteriores.

Para mais informações, acesse o site diavi.ufms.br

Texto: Thayná Oliveira e Christiane Reis

*A notícia original foi publicada no link.

Compartilhe:
Veja também