Cerca de 1,4 mil estudantes da Universidade participam da prova do Enade 2022

Postado por: Corso

Neste domingo, 27, está sendo aplicado o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade). Equipes da UFMS estiveram nos locais de prova para acolher os cerca de 1,4 mil estudantes de 26 cursos da Cidade Universitária e dos câmpus.

“Hoje é um dia muito feliz para nós da UFMS. É nesse momento que vamos aferir um pouco da nossa responsabilidade social enquanto uma Instituição que forma cidadãos. Nós temos uma expectativa muito boa de obtermos o conceito cinco na prova Enade 2022”, aponta a diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Caroline Spanhol.

O estudante do curso de Direito, Jeferson Alves, aproveitou a acolhida para garantir seu kit com camiseta, caneta, lápis, borracha, água e lanche. “Nós pretendemos manter o conceito máximo tanto para as questões financeiras da própria Universidade, quanto pelo prestígio do nosso curso no estado”, afirma.

Os estudantes convocados para realização das provas puderam tirar fotos com o mascote da Universidade antes do Exame

A estudante de Jornalismo, Carla Andreia Lopes Soares, explica que é gratificante fazer parte da avaliação do seu curso e mostrar que recebeu uma formação de qualidade. “A minha expectativa é boa para o Enade porque esse é meu último passo do curso e, para mim, está sendo a minha linha de chegada”, destaca.

Os estudantes Bruna Renata e Gean Willian da Silva Santos, ambos do curso de Administração da Escola de Administração e Negócios (Esan), destacaram o papel dos professores como orientadores nesse momento tão importante para a formação acadêmica. “Eu sei muito bem o que vai na cair [na prova], porque os professores orientaram nesse sentido e teve um tópico do curso explicando como é a prova”, afirma Willian.

A participação no Enade 2022 significa uma grande responsabilidade para os estudantes

Para ajudar os estudantes convocados da Cidade Universitária e dos câmpus, além de realizar o acolhimento no dia da prova, a Universidade realizou palestras, no formato híbrido, sobre a importância do Enade. Na última sexta-feira, 25, os participantes foram recebidos no primeiro Esquenta Enade nas Quadras Esportivas, na Cidade Universitária, e puderam integrar a programação das demais Unidades, com atrações musicais e a entrega de kits. “Foi um momento muito alegre e muito feliz que nós preparamos com muito carinho para os estudantes”, confirma a diretora da Diavi e organizadora da ação.

Vice-reitora Camila Ítavo esteve presente no Esquenta Enade 2022 para desejar boa prova aos estudantes

 

Para o diretor da Faculdade de Direito, Fernando Lopes Nogueira, a expectativa para notas boas no Enade é grande devido ao trabalho que tem sido realizado nos últimos meses. “Nós fizemos reuniões com todos os alunos da Faculdade de Direito, tanto do período diurno como noturno e explicamos o que é o Enade e qual é a importância dessa prova para o curso de Direito. Além disso, nós fizemos reuniões com os professores, passamos questões para serem inseridas nas provas para que eles possam ter familiaridade com o Enade”, ressalta.

A coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Esan, Luciane Cristina Carvalho, também esteve no local da prova para dar apoio aos estudantes. “Nós trabalhamos bastante para que os alunos consigam ter um bom desempenho”, declara.

Enade

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Esse tripé avaliativo, aliados às respostas do Questionário do Estudante, permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Os resultados do Enade 2022 devem ser divulgados pelo Inep a partir de agosto de 2023.

Texto e fotos: Thalia Zortéa

Fonte: notícia originalmente publicada no link.

Compartilhe:
Veja também