Universidade celebra excelência dos cursos de graduação

Nesta segunda-feira, 12, foi realizada cerimônia para entrega de certificados a cursos de graduação que obtiveram notas 4 e 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Conceito de Curso (CC). Professores, técnicos, estudantes, diretores de unidades e coordenadores de cursos da Cidade Universitária e dos nove câmpus lotaram o auditório do Complexo de Educação a Distância e Escola de Extensão.

“É um orgulho começar a semana dessa forma. Essa cerimônia é uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho de todos, pois não é fácil obter um ótimo desempenho nas avaliações. Não é de um dia para o outro que isso acontece. Crescemos muito, sim, mas ainda há desafios grandes a serem superados. Sabemos não há como ter um conceito ótimo se os que estão envolvidos não forem apaixonados pelo que fazem, sem o envolvimento do corpo técnico, do corpo docente e dos estudantes. Tenho certeza que estamos no caminho certo”, disse o reitor Marcelo Turine.

A vice-reitora Camila Ítavo também destacou o excelente resultado como fruto do esforço coletivo. “Sabemos que nossos cursos sempre foram de qualidade. Sabemos que há uma matéria-prima belíssima que é o fazer docente em cada unidade e curso. É uma alegria ver que a cada ano vamos aumentando o Índice Geral de Cursos (IGC) e tudo que impacta sua composição. A avaliação se tornou algo fundamental, pois nos mostra onde investir, apoiar, melhorar. No recredenciamento da Universidade, em relação ao ensino presencial, saímos de uma nota 2, que se tornou 3 por conta de um recurso e alcançamos a nota máxima. No recredenciamento do ensino a distância, saímos da nota 4 para a 5, por isso, somos uma Instituição nota 10”, lembrou Camila. A vice-reitora também agradeceu a cada uma das comissões setoriais de avaliação, à Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) por todo cuidado em relação aos processos de avaliação internos e externos.

“É com muita alegria que estamos todos reunidos para celebrar a excelência dos nossos cursos de graduação. Obrigada por aceitarem o nosso convite e estarem todos aqui hoje. Agradeço ao reitor e vice-reitora por acreditarem em nosso trabalho e também à nossa equipe pela dedicação. Agradeço aos diretores, professores e técnicos por atenderem nosso chamamento e pelo cuidado no trato das informações, questionários, formulários. Aos nossos estudantes que fizeram bonito no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e muito nos orgulham. Eventos como esse simbolizam a superação de desafios e é uma recompensa pelos esforços realizados”, destacou a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol.

De acordo com a diretora da Diavi, a UFMS é a Instituição que tem maior quantidade de cursos de graduação avaliados – 105 – dentre as 68 universidades federais. “Ao observar o último ciclo avaliativo, de 2019 a 2022, todos os cursos possuem conceitos satisfatórios. Apresentamos evolução em todos os componentes do CPC e no próprio CPC em relação ao ciclo anterior (2016 a 2028). Ao olharmos para o IGC da Instituição veremos que, hoje, estamos na faixa 4, ocupando a 48ª posição entre as universidades públicas federais”, ressalta Caroline.

A presidente da CPA, Jacyara de Souza, também marcou presença na cerimônia. Ela destacou a relação de interpendência entre a avaliação interna e externa e citou alguns marcos do processo e da história da avaliação na Universidade. “A criação da Diavi em 2017 e do Sistema de Avaliação Institucional representaram avanços importantes para a UFMS em relação à avaliação e autoavaliação. Até então, não tínhamos um sistema centralizado e não havia um compartilhamento de informações como ocorre hoje. Isso constituiu um apoio importante para a CPA, que é uma comissão autônoma na Universidade”, explicou Jacyara. “Também gostaria de lembrar e agradecer a todos os servidores que vieram antes de nós e cuidaram do processo de avaliação na UFMS”, disse. Ela também aproveitou a oportunidade para convidar todos os presentes para o 1º Workshop AvaliAção, que será realizado na próxima quinta-feira, 15 de agosto.

Confira a relação dos cursos com CC 5 e 4:

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Álvaro Herculano

Fonte: Notícia originalmente publicada no link.