Equipes da UFMS acolhem estudantes que realizam a prova do Enade 2023

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 é realizado neste domingo, 26, em todo o país. Equipes da UFMS estiveram nos locais de prova para acolher e entregar kits para cerca de 1,2 mil estudantes concluintes de 25 cursos da Cidade Universitária e dos câmpus.

A diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol, enfatizou a importância do exame para o reconhecimento da formação proporcionada por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. “Nós viemos trabalhando fortemente durante toda a graduação dos nossos estudantes. São 25 cursos que estão realizando a prova neste domingo chuvoso e, mesmo com chuva, não nos atrapalhou. Desejamos aos nossos estudantes que sejam felizes em suas profissões, que tenham uma vida transformada e que também transformem a vida da comunidade onde estarão, pois a nossa Universidade cumpre com o nosso papel, transformando vidas”, ressalta.

Além de realizar o acolhimento no dia da prova, a Universidade tem realizado rodas de conversa e palestras ao longo do ano para a preparação dos estudantes e sensibilização em relação à importância do Enade. Para a coordenadora do Curso de Medicina da Cidade Universitária, Débora Marchetti Chaves, essas atividades aumentam as chances de sucesso e garantem boas expectativas em relação aos resultados de 2023. “Estou muito emocionada em estar aqui apoiando e recepcionando nossos estudantes. Viemos realizando esse trabalho com eles há muito tempo. Essa prova significa muito para todos nós, tenho certeza que vamos conseguir uma boa avaliação e mostrar o que a Faculdade de Medicina representa na formação dos nossos estudantes”, conclui.

Quem também esteve no local de prova para acolher e desejar uma boa prova aos concluintes foi o coordenador do Curso de Odontologia, Luiz Massaharu Yassumoto. “Os estudantes estarem participando do Enade é muito importante para o Curso de Odontologia, isso representa muito a nível de avaliação nacional, além de deixarem seu legado para o nosso curso que é a nota máxima”, diz.

Segundo a coordenadora do Curso de Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), Aline Gomes da Silva, a presença de técnicos-administrativos, professores, coordenadores e diretores de diversas unidades mostra a união dos servidores para a formação dos estudantes. “O nosso curso nos últimos anos melhorou muito, inclusive a nossa avaliação no Guia do Estudante está melhorando e estamos ganhando notas mais altas. A UFMS agora tem nota máxima no Ministério da Educação e eu tenho certeza que os nossos estudantes estão preparados e vão arrasar na prova”, garante.

A estudante do Curso de Zootecnia, Pâmela Cristina da Silva Lima destaca o papel dos concluintes na avaliação externa da Instituição. “Participar da prova é muito importante não só para nós, mas também para o crescimento e desenvolvimento da nossa Universidade. Venho me preparando há muito tempo, pois tive acesso às provas do Enade 2019 para ter noção das questões e tenho certeza que já conseguimos nota máxima!”, exalta.

Da mesma forma, a estudante do Curso de Medicina Veterinária da Famez Milena Lima ressalta a importância da formação de qualidade que tem recebido pela Instituição. “Estudei muito para realizar essa prova. Tenho certeza que não somente eu, como meus colegas de curso e outros estudantes, viemos cumprir o nosso papel, pois a nossa Instituição vai estar novamente entre uma das melhores do país”, afirma.

Enade

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação profissional.

No último exame, vinte e um cursos da Universidade receberam conceito 3, 4 e 5, o que representa um percentual de 87,5% dos cursos avaliados com conceitos de satisfatório a excelente. A prova integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Esse tripé avaliativo, aliado às respostas do Questionário do Estudante, permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Os resultados do Enade 2023 devem ser divulgados pelo Inep a partir de setembro de 2024.

Texto: Lúcia Santos e Thalia Zortéa

Fotos: Thalia Zortéa e Arquivo dos Câmpus

Fonte: Notícia originalmente publicada no link.