Ciclo de palestras promove a sensibilização dos estudantes sobre o Enade 2023

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 está previsto para o dia 26 de novembro e a Universidade preparou atividades para promover a sensibilização dos estudantes. Serão realizadas rodas de conversa e palestras na Cidade Universitária e nos câmpus, entre os dias 5 e 13 de setembro.

O processo de sensibilização dos estudantes inicia com uma reunião com os coordenadores dos cursos que realizarão as provas em 2023, a Diretoria de Avaliação Institucional e os servidores da Pró-reitoria de Graduação. O objetivo é planejar as atividades que serão desenvolvidas, de modo a desmistificar informações sobre o exame e estimular a participação.

A diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol, destaca que o Enade integra um sistema nacional de avaliação do ensino superior e é um componente curricular obrigatório, ou seja, os estudantes precisam participar do exame para a obtenção do diploma. “Existem alguns mitos e inverdades. A gente tenta nessas reuniões de sensibilização mostrar, de fato, o que o Enade é e a importância que ele tem”.

O Enade permite avaliar o processo formativo que o estudante recebeu pela Universidade, segundo a diretora. “Embora o conceito Enade seja utilizado para outros indicadores dos cursos e da Instituição, tem o objetivo de aferir como foi a apropriação do conteúdo. Lembrando que todo o conteúdo trabalhado nas aulas, nas disciplinas, foi cuidadosamente pensado, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e também o catálogo de cursos, disponibilizados pelo Ministério da Educação”, detalha.

O ciclo de palestras com os estudantes da Cidade Universitária será realizado entre os dias 5 e 12 de setembro, sempre às 9h. Os estudantes concluintes dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia participam da palestra no dia 5, no Anfiteatro do LAC. No dia 6, a atividade será voltada aos estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

No dia 11, será a vez dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica, no Auditório do Multiuso 1. No dia 12, participam os estudantes de Engenharia de Alimentos, Farmácia e Nutrição, Engenharia Química e Engenharia de Computação, também no Auditório do Multiuso 1.

No dia 13, está prevista uma transmissão ao vivo no canal da TV UFMS, às 19h, com estudantes concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus de Naviraí, de Agronomia e Engenharia Florestal do Câmpus de Chapadão do Sul, de Enfermagem do Câmpus de Coxim, de Engenharia de Produção do Câmpus de Nova Andradina e de Enfermagem, Engenharia de Produção e Medicina do Câmpus de Três Lagoas.

Após o processo de sensibilização, a Universidade ainda preparou a entrega de brindes, kits e a acolhida dos estudantes no dia da prova. “É muito gratificante para um egresso poder dizer que o meu curso é nota máxima no Enade. Isso tem um diferencial significativo no mercado de trabalho”, incentiva.

Texto: Mylena Rocha