UFMS é nota máxima pelo MEC

A UFMS recebeu nota máxima no recredenciamento institucional do Ministério da Educação. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 20, e o conceito máximo 5 comprova a excelência no ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo e reconhece a infraestrutura moderna, inclusiva e de qualidade.

É a primeira vez que a UFMS recebe o conceito máximo pelo MEC, que substituirá o conceito institucional 3, que vigorava desde 2013, por meio da Portaria MEC n° 319, de 15 de abril de 2013.

“É uma alegria imensa receber este resultado, estamos todos muito orgulhosos da nossa Universidade. Este conceito inédito demonstra que a nossa comunidade universitária conseguiu mostrar as evidências necessárias para a comissão avaliadora em todos os eixos. É um momento de celebrar a UFMS! Parabéns a todos os estudantes, técnicos e professores, coordenadores de cursos e líderes por esta conquista”, disse o reitor Marcelo Turine.

A vice-reitora Camila Ítavo comemorou também o esforço de toda a comunidade universitária, que avançou em todas as áreas, do ensino à pesquisa, da extensão à inclusão. “É muita emoção receber a nota máxima e ver o amor que todos nós temos pela educação e pela nossa UFMS. É isso que nos motiva a continuar trabalhando em prol de uma Universidade cada vez melhor para todos”, declarou.

O recredenciamento tem validade de dez anos e posiciona a Universidade dentro de um seleto grupo de instituições de ensino mais bem avaliadas. Durante a visita in loco, realizada na semana passada, a comissão avaliadora analisou cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão; Infraestrutura. A UFMS recebeu nota acima da média em todos os quesitos.

Segundo a presidente da Comissão de Recredenciamento da UFMS, a pró-reitora de Orçamento, Planejamento e Finanças, Dulce Tristão, a participação de toda a comunidade universitária neste processo foi muito importante para o alcance da nota máxima. “A Universidade constituiu uma comissão com o objetivo de acompanhar a preparação para o Recredenciamento Institucional. O processo contou também com a participação de alunos, docentes e técnicos que participaram de várias etapas, sendo uma delas a entrevista, em que ficou nítido o sentimento de pertencimento e de realização de ser UFMS. Parabéns a todos que contribuíram para o processo de avaliação”.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano da Costa Argemon Vieira, acredita que essa conquista após uma década é fruto de uma governança institucional alinhada com a missão de tornar o ensino superior público cada vez mais inclusivo, inovador e de qualidade. “A avaliação reflete todo comprometimento e dedicação da comunidade universitária, nossos professores, técnicos, estudantes, colaboradores terceirizados sob a liderança de dois grandes gestores, o professor Turine e a professora Camila. A nota 5 é uma nota de excelência que comprova o protagonismo da UFMS na ciência e na educação no nosso estado e no Brasil”, declarou.

Texto: Laura Toledo

Fonte: notícia originalmente publicada no link.