Sobre AI

A partir da instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), por meio da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o tema Avaliação Institucional ganhou destaque, passando os processos avaliativos a serem coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e a serem operacionalizados pelo INEP.

Deste então a Avaliação Institucional passou a ser dividida em duas modalidades:

AVALIAÇÃO INTERNA OU AUTOAVALIAÇÃO

Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da Autoavaliação Institucional da CONAES.

AVALIAÇÃO EXTERNA

Realizada por comissões designadas pelo INEP, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das Autoavaliações.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

SOBRE A AVALIAÇÃO INTERNA OU AUTOAVALIAÇÃO

A Avaliação Interna ou Autoavaliação é um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição. É um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, identificando pontos fracos, pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas.

Fonte: Documento INEP/2004: Orientação Gerais para o Roteiro da Autoavaliação

AUTOAVALIAÇÃO NA UFMS

1 – Quem Organiza o Processo?

Conforme estabelecido pelo Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a Autoavaliação na UFMS é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que conta com a colaboração de 25 Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), uma para cada Unidade Acadêmica Setorial (UAS).

Tanto a CPA quanto as CSAs contam com o apoio operacional da Diretoria de Avaliação Institucional (DIAVI), bem como com apoios sazonais da Agência de Comunicação Social e Científica (AGECOM) e da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC).

2 – Quais são as Etapas?

As etapas cíclicas da Autoavaliação Institucional na UFMS compreendem as seguintes:

1ª Etapa: Preparação,
2ª Etapa: Sensibilização,
3ª Etapa: Consulta aos segmentos da comunidade acadêmica, via aplicação de questionários e coleta de Informações das Unidades de gestão;
4ª Etapa: Sistematização das informações, análise e diagnóstico da realidade institucional,
5ª Etapa: Divulgação dos resultados por parte da CPA e das CSAs à comunidade acadêmica e discussão dos resultados desencadeados pelos diferentes níveis de gestão com a comunidade acadêmica e
6ª Etapa: Meta Avaliação ou Balanço Crítico

Figura 1 – Ciclo das Etapas de Autoavaliação na UFMS

3 – Dinâmica de Aplicação dos Questionários

A CPA trabalha na confecção e revisão dos questionários de Autoavaliação a fim de aprimorar as informações coletadas e aumentar o número de segmentos participantes do processo. Na UFMS os questionários de Autoavaiação são aplicados uma vez ao ano.

4 – Eixos e Dimensões na Autoavaliação

Os questionários são desenvolvidos pela CPA com base nas 10 dimensões prevista na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e posteriormente organizadas em 5 eixos por meio da Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 65, de 09 de outubro de 2014, sendo eles:

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
– Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
– Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
– Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
Eixo 3: Políticas Acadêmicas
– Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
– Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
– Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
Eixo 4: Políticas de Gestão