63 cursos de graduação são selecionados para realizar o Enade 2021

Postado por: ISADORA DOS REIS ESTRELA MARQUES

Todos os anos o Ministério da Educação aplica o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em 2021, o exame será em 14 de novembro e 63 cursos dos câmpus da UFMS foram selecionados para realizar a prova.

Integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) junto à Avaliação de Cursos de Graduação e da Avaliação Institucional, o objetivo do Enade é verificar a qualidade dos cursos de graduação e das Instituições de Ensino Superior. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes de cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para aprofundamento da formação geral e profissional, e ao nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

“O Enade é um exame que avalia a qualidade da formação que o estudante obteve, então é de extrema importância não só para o estudante, mas principalmente para a instituição que consegue mensurar o seu desempenho, o desempenho do ensino que foi oferecido”, diz a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol Finocchio.

A nota final do estudante no Exame subsidia o cálculo do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que também compõe a nota de outros indicadores, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). “Então, para a nossa Universidade, monitorar esses resultados é fundamental para que a gente possa implementar mudanças sempre que necessário, visando sempre a melhoria contínua das oportunidades de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação e, quanto melhores os nossos resultados, melhor nós ficamos posicionados do cenário educacional brasileiro e internacional, e isso também contribui para o aumento de repasses e investimentos via Governo Federal” explica Caroline.

A realização da prova é obrigatória aos mais de 1,7 mil estudantes dos cursos indicados, pois os convocados que não a fizerem serão impedidos de concluir o curso. Este ano, foram selecionados 63 cursos de licenciatura, bacharelado e tecnologia oferecidos nos câmpus e na Cidade Universitária. A lista completa pode ser acessada em ufms.br/enade.

Questionário do Estudante

Além da realização do Enade, os concluintes também devem responder ao Questionário do Estudante, componente obrigatório do exame que antecede a prova, representando 15% da nota total do CPC.

“Esse questionário vai avaliar o que a Universidade ofereceu durante o processo formativo do estudante, por exemplo, se a Universidade forneceu oportunidades de monitoria, oportunidades de intercâmbio, oportunidades de pesquisa… Então, nesse aspecto, é importante que o estudante esteja atento às ações da Universidade, porque mesmo que ele não tenha participado [destas ações], é importante ele conhecer o que a Universidade ofereceu e como essas atividades contribuem para a formação”, comenta Caroline.

O Questionário do Estudante deve ser preenchido até 13 de novembro e o link de acesso também está disponível em ufms.br/enade, junto as demais informações sobre o exame.

Sou + UFMS no Enade 2021

Para ajudar os estudantes convocados para realizar a prova, foi criado o projeto Sou + UFMS no Enade 2021, que realizará três lives com apresentações culturais e informações sobre o exame. O objetivo é auxiliar os universitários a terem mais confiança para responder as questões sobre sua formação e sanar possíveis dúvidas.

As transmissões serão nos dias 1, 2 e 3 de setembro, sempre às 18h30, pelo canal da TV UFMS. Os estudantes foram divididos em três turmas, confira:

• 1/9 – acadêmicos dos câmpus do Pantanal e de Paranaíba, do Instituto de Física e das Faculdades de Computação; Artes, Letras e Comunicação; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
  • 2/9 – acadêmicos dos câmpus de Três Lagoas, Naviraí e Coxim, da Faculdade de Ciências Humanas (FACH) e dos Institutos de Biociências e de Química
  • 3/9 – acadêmicos dos câmpus de Aquidauana, Ponta Porã e Nova Andradina, da Faculdade de Educação e do Instituto de Matemática

Além das informações e apresentações artísticas, a professora Thaize Reis, do curso de Psicologia, ministrará uma palestra sobre o Enade nos tempos de pandemia. Participe!

Texto: Leticia Bueno

Notícia original publicada no link.